terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Barragem de Fridão - Moeda para a Saúde: SAP nocturno de Celorico de Basto fecha hoje





Barragem de Fridão - Moeda para a Saúde
SAP nocturno de Celorico de Basto fecha hoje

O Serviço de Atendimento Permanente (SAP) nocturno de Celorico de Basto vai encerrar esta terça-feira às 24h00, revelou à agência Lusa fonte autárquica.

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), contactada pela Lusa, não confirmou a decisão, mas a fonte autárquica insiste que a informação já foi transmitida pela tutela ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Tâmega.

O SAP nocturno de Celorico de Basto, que funciona no centro de saúde local, serve as populações deste concelho e do município vizinho de Mondim de Basto.

Face à decisão de encerramento, a alternativa mais próxima será a urgência básica do Hospital de Amarante.

Esta decisão, que apanhou de surpresa a Câmara liderada pelo social-democrata Joaquim Mota e Silva, vai levar a autarquia a opor-se à construção da barragem de Fridão, disse à Lusa fonte autárquica.

Quatro utentes por noite

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) disse que o SAP de Celorico de Basto atende apenas, em média, quatro utentes por noite.

Em comunicado, a ARS-N sublinha que para esta afluência é necessário mobilizar um médico, um enfermeiro, um assistente operacional e um segurança, cujos custos são, em geral, assegurados em horas extraordinárias.

«A agravar esta situação, nem sequer existe capacidade de manter o SAP aberto todos os dias, por ausência de recursos humanos disponíveis», acrescenta.


Redacção / CP, in TVI 24 - 15 de Fevereiro de 2011

Sem comentários: