sábado, 13 de março de 2010

Rio Tâmega (Amarante): EU SOU O RIO...

Rio Tâmega (Amarante)
EU SOU O RIO...



Eu sou o ser que canta em pleno leito
E vos sussura as mensagens d'aventura,
Em mim vai um povo, meu eleito,
Nos caudais até ao mar da desventura.

Eu sou o ser lavado das nascentes,
Todo inteiro, como ordena a Natureza;
E o canto que broto das correntes,
Representa a Liberdade e a Pureza.

Eu sou o ser cantado por quem ama
E quem ama compreende a minha dor,
Por que é a dor a arder na própria chama,
Onde nasce e onde morre o mesmo amor.

Sou velhinho, de sangue sempre novo,
Num rejuvenescer muito ancestral;
Deixai-me ser livre, nobre povo,
Neste canto de Liberdade triunfal!

Aníbal Amílcar da Costa Rodrigues (Mestre Zé Maravilha), in Amarantinto - 12 de Março de 2010

Sem comentários: