segunda-feira, 30 de março de 2009

PNBEPH - Barragem de Fridão: F(e)ridão Ambiental

PNBEPH - Barragem de Fridão
F(e)ridão Ambiental

Em Basto continua-se a debater a barragem de Fridão,agora o EIA(estudo de impacte ambiental), e o ultimo debate em Mondim mostra um grande inconformismo por parte da população, que sem interesses dentro da Edp, mostram e provam a preocupação com uma boa adesão aos debates acerca do tema. 

Há interesse por parte da população que esbarra sempre na pouca vontade politica a expor o projecto e o futuro que o mesmo nos reserva. 

Poucos continuam a ser aqueles que vêem a barragem como boa, poucos mas os que realmente tem poder, concedido pelo povo, mas nenhum eleitor consentiu a construção da barragem no acto de eleição, por isso não percebo como as autarquias conseguiram dar um parecer positivo à sua construção antes de sondarem minimamente a população.

Como nos diz José António Nobre, "a teia que une e que separa os que vieram e os que não puderam ou não quiseram vir, é como esse Rio que todos juram amar e que tanto nos liga como nos serve de fronteira."

O Tâmega e a problemática da barragem de Fridão, tem agregado as nossas populações de Basto numa busca de informação acesa. É um problema sistémico, e não isolado, no qual nos devemos envolver.

Eu temo pelo ambiente, e pelo nosso microclima que nos garante distinção. E temo que a população interessada não esteja a ser vista com o respeito que tanto merecem. Temo que o futuro desta terra esteja a ficar comprometido.

Carlos Leite, in Pensar Basto - 30 de Março de 2009

Sem comentários: